jusbrasil.com.br
26 de Janeiro de 2022

Meu Instagram foi Hackeado, e agora?

Marchi e Boulos Advogados Associados, Advogado
há 16 dias

Esta imagem no pode ser adicionada

Você foi entrar na sua conta pela manhã para ver as notícias da internet e verificou que foi desligado e que não consegue acessar sua conta. Mas sua conta existe, está lá. Ao tentar recuperar a senha, nada acontece. Essa situação tem ocorrido com frequência e é um sinal de que sua conta foi hackeada. E agora?

Primeiro, como ter certeza que minha conta foi hackeada.

Bem, isso não é certeza, mas alguns pontos são bem característicos:

  1. Acesso banido: ao tentar entrar na conta, o usuário é deslogado automaticamente;
  2. erros de senha: ao inserir os dados de login, o Instagram informa que a senha está incorreta;
  3. troca do nome e imagem: a imagem de perfil e o nome de usuário são trocados sem nenhum comando do usuário;
  4. postagem de fotos: imagens aleatórias são publicadas no feed e nos Stories;
  5. alterações na biografia do perfil: um link com vírus é anexado; o objetivo dos criminosos é conseguir mais vítimas;
  6. redefinição de senha: você recebe um e-mail informando sobre alterações nos dados de login.
  7. conversas no chat: mensagens são encaminhadas aos seus seguidores, sem que tenha sido você.

Enfim, é possível verificar de várias formas se seu perfil foi hackeado. Agora, constatado este fato, como é possível recuperar sua conta?

Ai vai algumas dicas:

  1. Obter ajuda para entrar: O primeiro passo é, na tela de acesso, toque em “Obter ajuda para entrar”; o qual será necessário a informação do nome do usuário, telefone ou e-mail de cadastro, ao seguir os passos, terá acesso a um link para recuperar a conta. O e-mail é automático e será enviado por um endereço do próprio Instagram cujo final é “@mail.instagram.com” com o assunto “agora é mais fácil voltar para o Instagram”. Observe se não caiu na pasta de spam. Clique em “Iniciar a sessão como…” e você já vai estar logado na conta. Caso dê algum erro, copie e cole o link do botão presente na mensagem em um navegador anônimo.
  2. Cheque a caixa de entrada do e-mail vinculado à sua conta no instagram: O primeiro passo é conferir a caixa de entrada do e-mail que foi cadastrado na conta do Instagram. Você vai encontrar um e-mail enviado pela rede social, informando que alguém redefiniu os dados de login. Também, é possível que tenha sido encaminhado um e-mail contendo uma mensagem como “se você não alterou seu e-mail, clique aqui” . Se você tiver recebido este e-mail será possível realizar a confirmação da sua identidade por meio de um SMS ou e-mail — por isso, é importante deixar essas informações pessoais sempre atualizadas na sua rede social.
  3. Clique em “esqueceu a senha?” : Na página de login, toque em “esqueceu a senha?” e, em seguida, preencha o nome de usuário, e-mail ou telefone cadastrado. O Instagram vai enviar um link de acesso e é só seguir as instruções que aparecerão na tela.
  4. Entre em contato com o suporte do Instagram: Se você tentou as alternativas acima, mas não conseguiu resolver o problema, entre em contato com o suporte do Instagram. Na aba “precisa de mais ajuda?”, clique em “não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”, que irá te redirecionar para uma página com um formulário onde será possível descrever com mais detalhes o ocorrido para que o Instagram entre em contato com você.

Agora, é esperar a resposta do Instagram e torcer para que sua conta seja devolvida, e se caso essas opções não solucionem o seu problema e você faça questão que sua conta seja devolvida, a sugestão é o ajuizamento de uma ação de obrigação de fazer.

Por fim, é extremamente importante a proteção de sua conta, o que vamos deixar para outra matéria :) Acompanhe

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)