Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

VISUAL LAW - Como e por que deixar os elementos do caso evidentes para facilitar a compreensão de quem lê

há 2 anos

Esta imagem no pode ser adicionada

O Direito desde sempre foi visto como uma área de linguagem complicada e restrita a poucas pessoas (apenas para aqueles fluentes no juridiquês). O Visual Law busca mudar essa visão, tornando os processos antes massantes e excludentes, em experiências engajadoras, eficientes e acessíveis, aplicando os conceitos de design e promovendo melhor entendimento do documento pelo seu público.

O conceito surgiu nos Estados Unidos que, em uma iniciativa da Stanford Law School e d.school, utilizou o design, a tecnologia e o Direito para simplificar a linguagem do Jurídico. Nesse sentido, enquanto o Legal Design convida os profissionais e todo o sistema Jurídico a pensar diferente, o Visual Law coloca tudo isso em prática, criando documentos e peças processuais com um formato não-convencional, mas prático e eficiente.

O Visual Law pode ser aplicado em diversos documentos para que todos possam compreender a mensagem a ser passada. É possível utilizar recursos como imagens, vídeos, infográficos, gráficos, QR Code, fluxograma, storytelling, timeline, story mapping, links entre outros.

Apesar de serem elementos que facilitam o entendimento, é preciso ter cuidado e bom senso em sua aplicação. Dependendo da peça ou do documento e do contexto, algum recurso pode causar o efeito contrário e poluir o documento, dificultando o entendimento.

Curtiu o conteúdo? Nos siga para mais informações do mundo do direito!

  • Publicações108
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/visual-law-como-e-por-que-deixar-os-elementos-do-caso-evidentes-para-facilitar-a-compreensao-de-quem-le/1352661310

Informações relacionadas

Pedido - TJSP - Ação Benefício Assistencial (Art. 203,V Cf/88) - Procedimento Sumário

Eduardo Pedro Gonçalves, Advogado
Artigoshá 2 anos

Visual Law funciona?

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 anos

A Advocacia precisa mesmo do Visual Law?

A. Carolina Malfatti B., Advogado
Artigoshá 3 anos

Visual Law

Petição Inicial - TJSP - Ação Desistência da Ação - Procedimento Comum Cível - contra 2S Loterias

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)